Informativo Flor de Lótus sobre as nossas diretrizes frente ao COVID19

Informativo Flor de Lótus sobre as nossas diretrizes frente ao COVID19

            São Paulo, 18 de março de 2020

Informativo de condutas da equipe Flor de Lótus aos clientes e parceiros sobre as nossas diretrizes frente ao COVID19 

Queridos clientes e parceiros, 

Com o intuito de exercermos nosso papel como médicos veterinários e profissionais da área da saúde, ressaltando a importância e o impacto que os animais têm hoje em nossas vidas e âmbito familiar, merecendo também participar de diretrizes e considerações, estabelecemos algumas condutas e esclarecimentos, que seguem abaixo:

Gostaríamos de esclarecer sobre nossas decisões tomadas com o intuito de reduzir as chances de contaminação e disseminação tanto de nossa equipe, quanto de clientes e parceiros com o COVID19. 

Condutas gerais

– Nossos atendimentos serão mantidos e todos continuam sendo bem-vindos! Faremos atendimentos em nossa sede, nos parceiros e domicílios, sem deixar que nossos queridos pacientes sejam afetados de forma tão impactante e com o intuito de continuarmos prestando o serviço cuidadoso e de excelência que nossa equipe vem prestando ao longo desses últimos 11 anos;

– Nossos atendimentos são realizados individualmente e com hora marcada, evitando assim o aglomerado de pessoas;

– Nossos colaboradores e nossa sede estão munidos de materiais para redução dos riscos de propagação do vírus, como: álcool gel, spray com amônia quaternária, pro-pés, aventais descartáveis, luvas e máscaras;

– A rotina de higiene foi reforçada e passada em treinamento com toda a equipe, com trocas de vestimentas, higiene de superfícies e equipamentos várias vezes ao dia, uso de luvas para o recebimento de valores e cartões, uso de álcool e lavagens das mãos constantemente;

– Todos continuam muito bem-vindos e queridos por nós, mas vamos nos cumprimentar de forma diferente? Vamos evitar beijos, abraços e apertos de mão. Iremos utilizar a criatividade para mantermos o acolhimento tão presente em nossos atendimentos!

– Em caso de tosse ou espirro, favor cobrir com o braço ou um lenço, evitando o uso das mãos;

– Caso tenha sintomas respiratórios, mesmo sem confirmação do COVID19, evite ir até nossa sede ou até mesmo pedir atendimento domiciliar. Peça para alguém sem sintomas levar o animal ou receber o profissional no domicílio e falaremos com o responsável (tutor) via telefone;

– Caso tenha sintomas suspeitos ou confirmação do COVID19 use máscaras e lave as mãos para ter contato com seu animal. Não existem evidências científicas de contágio, mas a WSAVA e o conselho de medicina veterinária emitiram nota recomendando evitar o contato direto com os animais.  

Condutas para cada momento e ambiente: 

Na sede da Flor de Lótus

– Para evitar pessoas em demasia nas salas, pedimos que os tutores entrem sozinhos com seus animais para os atendimentos, ficando possíveis acompanhantes do lado externo (preferencialmente nas áreas abertas destinadas à espera);

– Horários marcados de atendimentos: pedimos a atenção ao horário agendado previamente e caso chegue antecipadamente, favor aguardar na área externa de espera, avisando à secretaria de sua chegada;

– Ao chegar no local lavar as mãos e higienizar com álcool gel, evitar abraços e apertos de mão, ficar preferencialmente numa distância mínima de 2 metros dos demais presentes no ambiente;

– Na recepção: Usaremos máscaras e luvas para proteção de nossas colaboradoras. Pedimos que não permaneçam de maneira desnecessária nessa área, efetuando o pagamento e agendamento de forma objetiva (sugerimos aos tutores o uso do pagamento de pacotes);

– Nas salas de atendimento: será permitida a presença apenas de uma pessoa com cada animal em conjunto com o veterinário. Higienize as mãos na entrada e saída do consultório;

– Durante os atendimentos: tomaremos algumas atitudes para otimizar os nossos procedimentos. A prescrição de receitas e pedidos de exames será feita posteriormente, via e-mail e/ou WhatsApp, a não ser àquelas que necessitarem de receituário próprio ou controlado. Havendo a necessidade, o tutor pode pedir ao veterinário responsável pela realização do procedimento, que este seja feito sem sua presença na sala ou com o auxílio de um(a) estagiário(a);

– No fluxo de pessoas da sede: Os horários serão reestruturados para reduzir o fluxo de pessoas simultaneamente. Pacientes da fisioterapia e ambulatórios terão acesso pela porta lateral. Evite andar desnecessariamente pela sede, permanecendo no interior dos ambientes apenas durante o tempo necessário para realização dos atendimentos. Quando possível, realizar pagamento e agendamento fora do horário de saída de atendimentos simultâneos. 

– Telefone e WhatsApp: Contatos em horário comercial mantidos (9h-18h). Confirmações mantidas normalmente, porém pedimos objetividade nas respostas. O contato telefônico com o veterinário da equipe que realiza o tratamento do respectivo animal será feito também com hora marcada e diretamente com o profissional. 

– Horários da sede: Iremos manter os atendimentos ao longo da semana com possibilidades de horários para todos os dias e os 3 períodos, com redução dos horários de forma alternada.

Em domicílio: 

– Antes de receber um membro da nossa equipe em seu lar: lavar as mãos e higienizar com álcool gel, evitar abraços e apertos de mão, ficar preferencialmente numa distância mínima de 2 metros dos demais presentes no ambiente;

– Os pagamentos poderão ser feitos por transferência e confirmação mediante comprovante, sendo isso combinado com cada profissional previamente. Em caso de pagamentos em dinheiro ou cheque, será feito o depósito dos valores em saco zip lock diretamente, para não haver o toque desses materiais;

– Durante os atendimentos: tomaremos algumas atitudes para otimizar os nossos procedimentos. Permaneceremos durante apenas o tempo necessário para realização de nosso trabalho dentro dos domicílios. A prescrição de receitas e pedidos de exames será feita posteriormente, via e-mail e/ou WhatsApp, a não ser àquelas que necessitarem de receituário próprio ou controlado;

– Quando não houver possibilidade de atendimento, seja por precaução ou contaminação do local (pessoa sintomática ou que tenha tido contato potencial com pessoas contaminadas – retornos de viagens, local de trabalho, etc.): faremos o contato telefônico para verificar como está o animal e prestarmos as devidas condutas para auxiliar no que for possível;

– Havendo a necessidade, o tutor ou o veterinário, podem pedir pela realização do procedimento na presença de outra pessoa (sem potencial de risco) tanto no próprio domicílio ou para que leve até a sede da empresa. 

Contamos com a colaboração de todos para superar esse momento de dificuldade mundial. 

Atenciosamente, Equipe Flor de Lótus

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