Vacinas obrigatórias para cães

Assim como para nós, humanos, vacinar seu cão é importantíssimo para prevenir doenças e mantê-lo saudável. Para esclarecer as principais dúvidas, listamos aqui quais são as vacinas obrigatórias para cachorros. Assim nossos amiguinhos ficam cheios de saúde e podem continuar nos dando alegrias por muito tempo.

O cronograma de vacinação deve ser feito por um médico veterinário, pois ele vai levar em conta fatores como a  imunização da mãe ao parir, se o filhote mamou desde as primeiras horas de vida, se ele vem de áreas com alta incidência de doenças infecciosas, etc. Em todo caso, as vacinas múltiplas (compostas pela V8 e pela V10) e a antirrábica são obrigatórias para qualquer cão.

A vacina múltipla imuniza o cachorro contra diversas doenças como cinomose, hepatite, parvovirose, quatro tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza e laringotraqueíte.

Cães adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época correta de se vacinar costumam receber duas doses da vacina múltipla, com intervalo de 21 dias entre elas.

Algumas vacinas que podem ou não fazer parte do calendário em função dos riscos, são elas: Vacina contra Giárdia, Vacina contra Traqueobrionquite Infecciosa (conhecida como gripe) e Vacina contra Leishmaniose.

É importante lembrar: vacinas são estímulos para o sistema imunológico criar anticorpos e somente cães com a saúde em dia devem ser vacinados, visto que se estiverem doentes não vão produzir a quantidade necessária de anticorpos.

No caso dos filhotes, as primeiras vacinas só garantem a imunidade cerca de 21 dias depois da última dose, por isso eles não devem entrar em contato com locais públicos ou com outros cães até esse período.

Lembre-se de consultar um médico veterinário para que ele indique quais as vacinas necessárias para seu cãozinho. Assim você garante a saúde do seu amiguinho e a tranquilidade da família!

Boa tarde a todos!

Visite o nosso site
Visite o nosso Facebook

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *