Tratamento de dor no mundo VETERINÁRIO

dor animal cachorro veterinário

Em meados da década de 1980 os estudos em acupuntura voltaram-se para o tratamento da dor e atualmente ela é considerada eficaz na analgesia sistêmica (1, 2). Foi recentemente incluída nas listas de tratamentos médicos da Organização Mundial de Saúde (4) e reconhecida como especialidade Veterinária no Brasil (3).

A Acupuntura é uma terapia reflexa, em que o estímulo de uma região age sobre outras. Para esta finalidade, utiliza principalmente o agulhamento, que é composto por estímulos em receptores para a dor e terminações nervosas na pele. Após o agulhamento dos pontos ocorre uma transformação do estímulo em impulso nervoso e sua ação no cérebro ou medula espinhal (3, 5).

Antes da sessão de acupuntura, deve-se realizar um exame clínico completo para se estabelecer o diagnóstico e a conduta de tratamento. O proprietário deve ser orientado e optar dentre as modalidades de tratamento existentes para cada caso: cirúrgico, medicamentoso e/ou conservativo, com a acupuntura fazendo parte desse terceiro leque de opções (6).

O tratamento está diretamente associado com a melhora da qualidade de vida do paciente (8) e a acupuntura pode ser integrada neste tratamento tanto em quadros agudos como crônicos de dor (7).

Durante a fase de recuperação cirúrgica, por exemplo, a acupuntura pode ser utilizada para melhorar ou suplementar outro tratamento analgésico e restaurar as funções fisiológicas mais rapidamente (9). Pode-se inclusive conseguir a redução de doses de analgésicos (9, 10).  Um estudo revelou que os níveis de cortisol e adrenalina, relacionados ao estresse orgânico, ficaram reduzidos de 30 a 50% em um grupo de pacientes tratado com acupuntura (4). Outro estudo chegou a demonstrar o aumento do fluxo sanguíneo, após a acupuntura, levando a uma cicatrização mais adequada e rápida (2).

O tratamento com acupuntura atualmente é considerado um método conservador na resolução de problemas de coluna. Ele pode ser utilizado tanto para a analgesia quanto para normalizar a função motora, sensorial e os distúrbios de micção (ato de urinar) (11).

A eficácia do tratamento da dor crônica através da acupuntura também está bem estabelecida. Um dos seus mecanismos é o retorno da correta temperatura e circulação sanguínea nas regiões afetadas após a realização de sessões de acupuntura e estímulos manuais (2).

A artrose representa outro exemplo de afecção controlada pela Acupuntura. Trata-se de uma doença degenerativa articular cujo tratamento inclui o controle da dor, a manutenção da função e do movimento da articulação e a diminuição da progressão da doença (13). O uso da acupuntura é descrito por diversos autores como parte do tratamento não farmacológico desta afecção.

A integração de outros tratamentos conservadores ocidentais com a acupuntura também tem demonstrado bons resultados (10). A acupuntura integrada ao tratamento de câncer, por exemplo, pode contribuir para o controle de alguns sintomas. Uma pesquisa em pacientes humanos com câncer ou sintomas referentes à quimioterapia mostra que 53% dos encaminhamentos de pacientes para acupuntura incluíram dor em seus sintomas, e a maioria dos pacientes relatou pelo menos melhora de 30% (12). No caso da Medicina Veterinária também o tratamento adequado da dor oncológica incluindo a Acupuntura não leva apenas o animal a uma melhora na sua qualidade de vida, mas também proporciona uma melhoria psicológica essencial (8).

Procure o seu Médico Veterinário de confiança e peça maiores informações. Não espere o desenvolvimento da doença levar a alegria de seu companheiro peludo!

 

REFERÊNCIAS:

1     Hewer, C. L. Tests of acupuncture. Br Med J, v.3, n.5880, Sep 15, p.592. 1973.

2     Taguchi, R. Acupuncture anesthesia and analgesia for clinical acute pain in Japan. Evid Based Complement Alternat Med, v.5, n.2, Jun, p.153-8. 2008.

3     Scognamillo-Szabó, M. V. R.; Bechara, G. H. Acupuntura: bases científicas e aplicações. Ciência Rural, Santa Maria, v. 31, n. 6, p. 1091-1099, 2001.

4     Chernyak, G. V. e D. I. Sessler. Perioperative acupuncture and related techniques. Anesthesiology, v.102, n.5, May, p.1031-49; quiz 1077-8. 2005.

5     Cassu, R. N., S. P. Luna, et al. Electroacupuncture analgesia in dogs: is there a difference between uni- and bi-lateral stimulation? Vet Anaesth Analg, v.35, n.1, Jan, p.52-61. 2008.

6     Hayashi, A. M.; Matera, J. M. Princípios gerais e aplicações da acupuntura em pequenos animais: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada do CRMV-SP, v. 8, n. 2, p. 109-122, 2005.

7     Huisheng Xie; Ortiz-Umpierre, C. What acupuncture can and cannot treat. Journal of the American Animal Hospital Association, v.42, p. 244-248, 2006.

8     Peiwen, L., Ed. Management of Cancer with Chinese Medicine. St. Albans: Donica Publishing, v.1, p.616, First ed. 2004.

9     Mok, Y.-P. Acupuncture-Assisted Anesthesia. Medical Acupuncture, v.12, n.1, p.10. 2000.

10   Wang, S. M., Z. N. Kain, et al. Acupuncture analgesia: II. Clinical considerations. Anesth Analg, v.106, n.2, Feb, p.611-21, table of contents. 2008b.

11  Still, J. Analgesic effects of acupuncture in thoracolumbar disc disease in dogs. Journal of Small Animal Practice, v. 30, n. 5, p. 298-301, 1989.

12  Ernst, E. Complementary therapies in palliative cancer care. Cancer, v. 91, n. 11, p. 2181- 2185, 2001.

13  Fossum, T. W., Ed. Cirurgia de Pequenos Animais. Terapia analgésica multimodal perioperatória. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 130-145, 3° ed. 2008.

 

MATÉRIAS CORRELATAS:

Revista Veja, edição de 24 de Agosto de 2011. DOR. Para 40 milhões de brasileiros, ela é crônica. Negligenciados pro muito tempo, esses doentes passam agora a ser uma das prioridades da medicina.

  • Edição atual

Revista ÉPOCA, edição  de 12/05/2010.  Como lidar com a morte do seu animal de estimação. Conheça a rotina do primeiro ambulatório de cuidados paliativos para animais domésticos do país. Lá, os donos aprendem como oferecer tranqüilidade e conforto para o período final da vida de seus bichos.

Revista Veja, edição de 30/11/2010. Terapia alternativa. Acupuntura é eficaz no alívio da dor. Tratamento milenar oriental acalma células cerebrais, constata estudo

Revista Veja, edição de 21/09/2010. Doses diárias de gengibre podem evitar dores musculares. Além do conhecido efeito calmante, a raiz tem propriedades anti-inflamatórias.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/doses-diarias-de-gengibre-podem-evitar-dores-musculares

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *