Tratamento com acupuntura e alopatia de paralisia facial parcial por otite média aguda em cão.

A otite é um processo inflamatório comum no conduto auditivo de cães e a maioria dos proprietários de animais já ouviu esse termo em algum momento de sua vida em conjunto com o pequeno ou grande amigo peludo!

O que muita gente não sabe é que a otite pode acometer partes mais internas do ouvido dos cães (e das pessoas também!), levando a um quadro mais grave de infecção. Nesses casos podemos nos deparar com a compressão, parcial ou total, do nervo facial, causando paralisia de parte dos músculos de um dos lados da face.
Essa paralisia pode ser observada com a ptose labial e palpebral (lábio e pálpebra parcialmente caídos) e a perda de massa muscular de maneira não uniforme no rosto.
A dor, inflamação e a infecção normalmente andam juntas nesses casos e o tratamento deve ser rápido para evitar maiores consequências. Geralmente temos a inapetência e a prostração como sinais inicias indicados pelos proprietários do animal.
No animal aqui demonstrado tivemos um diagnóstico confirmativo após radiografia de crânio e bulas timpânicas, e assim que iniciamos o tratamento com acupuntura o proprietário já relatou volta parcial de movimentos.
Entramos com alopatia após obtenção das imagens radiográficas e o animal voltou a apresentar comportamento normal no mesmo dia, com volta de apetite e brincadeiras.
Em segunda aplicação de acupuntura já foi possível observar movimento em lábio e pálpebra e redução da secreção ocular.
Atualmente ainda estamos em tratamento, mas os sinais de melhora aparecem a cada nova semana!

Fonte:
http://www.efdeportes.com/efd146/etiologia-da-paralisia-facial-periferica.htm
http://www.abravet.com.br/site/upload/congressos/Paralisia_do_Nervo%20Facial_Dra_Carol_Haddad.pdf

Compartilhe

Posts recomendados

Comments

  1. Teve melhora significativa e reversão do quadro depois do tratamento? Estou com a minha cachorra na mesma situação, perdeu massa muscular na cabeça, olho de um lado caído… 🙁 estamos tratando com antibióticos e anti-inflamatórios, contudo quando paro com o anti-inflamatório a dor volta! A acupuntura ajuda?! Fizeram algum outro tratamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *