Tipos de cães de serviço

Tipos de cães de serviço

Você sabia que além do cão guia, tipo mais conhecido, existem diversos cães de serviço? Eles são treinados para ajudar pessoas que têm alguma doença ou deficiência, além de serem ótimos amigos. Confira a lista dos 10 tipos de cães que trabalham para o bem estar do ser humano.

Cão guia

O cão guia é treinado para proporcionar uma maior mobilidade e independência aos deficientes visuais. Eles avisam sobre obstáculos como galhos de árvore, desníveis no piso e escadas. Embora o Labrador seja o cão mais usado para este fim, é possível utilizar outras raças como o Golden Retriever e o Pastor Alemão.

Cão ouvinte

O cão ouvinte é treinado para dar assistência aos surdos ou deficientes auditivos. Eles alertam seus tutores sobre sons como campainha, alarme de incêndio, toque de telefone, alarme de relógio e do forno. As raças mais comuns de cães ouvintes são Labrador Retriever, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Poodle Miniatura e Cavalier King Charles.

Cão de alerta para diabéticos 

Esses cães são treinados para, por meio do faro, detectar a queda do nível de açúcar no sangue. Eles são usados principalmente para pessoas que têm diabetes tipo 1, que não conseguem perceber a queda do nível de açúcar no sangue até que esteja baixo demais e se torne perigoso. Os cães treinados alertam seus tutores quando isso acontece e até trazem objetos, como um alimento doce ou remédio. As raças mais utilizadas são Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor-de-Shetland, Poodle, Corgi e Pastor Australiano.

Cão terapeuta

Os cães terapeutas ajudam a melhorar a saúde física, mental e emocional de pacientes em hospitais e asilos. Eles ajudam pessoas com deficiências mentais, com problemas de aprendizagem, com dificuldades em se socializar e idosos em asilos.

Cão de serviço psiquiátrico

O cão de serviço psiquiátrico dá assistência para pessoas que sofrem com ataques de pânico, estresse pós-traumático, depressão ou autismo.

Cão de alerta de convulsão

O cão treinado para alertar sobre uma convulsão consegue avisar seu tutor antes que isso aconteça. Não se sabe ao certo como os cachorros conseguem perceber uma iminente convulsão, mas alguns cientistas acreditam que seja pelo olfato. Golden Retriever, Pastor Alemão e misturas de Border Collie são algumas das raças capazes de detectar e alertar seus tutores sobre convulsões.

Cão de resposta para convulsão

Diferente do cão de alerta de convulsão, o cão de resposta para convulsão não prevê o acontecimento, mas é treinado para ajudar seu tutor durante ou logo após um convulsão. Eles podem encontrar alguém para ajudar ou fornecem um estímulo de pressão profunda deitando em cima do tutor durante a convulsão. Esse tipo de cão também é capaz de levar o remédio para seu tutor. As raças mais utilizadas são  Labrador Retriever, Golden Retriever e Poodle.

Cão de serviço de mobilidade

Os cães de serviço de mobilidade são importantes para pessoas com mobilidade reduzida, como os cadeirantes. Eles são treinados para pegar objetos, acender ou apagar luzes, abrir gavetas e armários, e até mesmo ajudar seu tutor a se vestir.

Cão de serviço militar

Os cães de serviço militar oferecem aos soldados aposentados uma sensação de independência e bem-estar. São diferentes dos cachorros de trabalho militar, que trabalham na guerra ou em missões. Esse tipo de cão ajuda os soldados que retornam para casa a superar o estresse pós-traumático ou deficiências motoras.

Cão de alerta de alergia

Cachorros podem ser treinados para reconhecer cheiros específicos, como glúten ou amendoim, ajudando pessoas alérgicas a evitar alimentos que não podem consumir.

 

Visite o nosso site
Visite o nosso Facebook

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *