Principais causas do latido em excesso

principais causa do latido em excesso

Sabemos que alguns cachorros latem mais que outros. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que os latidos dos cachorros são a forma de comunicação entre eles e com as pessoas.

O latido insistente pode muitas vezes ser irritante para nós, mas devemos entender que o latido em excesso pode ser motivado por diversas razões como estresse, ansiedade ou por algum estímulo externo, como por exemplo os cães de guarda que latem para avisar o dono sobre algum ladrão entrando na casa.

Alguns cães latem muito quando ficam sozinhos, essa é uma condição chamada ansiedade de separação, ocorre pois o cachorro por natureza é um animal social e sente necessidade de estar sempre perto da sua “matilha”, então muitas vezes quando o dono sai de casa o cachorro fica muito ansioso e começa a latir e uivar sem parar, em casos mais extremos os cachorros podem arranham portas, destruir objetos ou fazer as necessidades nos lugares errados. O ideal para essa situação é que o dono não deixe o cão sozinho por períodos muito longos, superiores à 4 horas. É recomendável também que o dono não faça grandes despedidas ao sair e também não se exceda na “festa” ao chegar pois os cães fazem associações desses momentos, então antes do dono sair e quando está próximo dele retornar seu nível de ansiedade aumenta. Nesse caso, se o problema de ansiedade de separação já foi diagnosticado o cão dever ser treinado a ficar sozinho em diversos cômodos da casa sem que se sinta mal por isso, pois no final será recompensado.

Outro motivo que leva os cachorros a latirem excessivamente é a falta de atividades que os fazem gastar energia. Com muita energia acumulada e não tendo onde gastar os cachorros também podem começar a ficar ansiosos, o ideal para esse caso é que seja criado um ambiente com estímulos como brinquedos, ossos e caixas de papelão para que o cachorro não se sinta sozinho na falta do dono, além de latir menos e não incomodar os vizinhos o cachorro pode se exercitar mentalmente e fisicamente.

São muitos os motivos que levam os pets a latirem em excesso, algumas deles são bons, como quando o dono pega a coleira para passear e o cachorro começa a latir, ou quando chega uma visita que o agrada.

Vimos então que são diversas as razões que levam o cachorro a latir em excesso, cabe ao dono tentar identificar o motivo, e caso não melhore é sempre bom consultar um profissional especialista em comportamento animal que com certeza poderá te ajudar.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *