Porque os cães cheiram o rabo uns dos outros?

por que os cães cheiram os rabos uns dos outros

Sabemos que basta que os cachorros se encontrem para começarem a cheirar o rabo uns dos outros. O olfato dos cães é de 10 mil a 100 mil vezes mais apurados que do ser humano, então por que será que fazem isso?

Isso ocorre porque tudo que um cachorro precisa saber sobre o outro está no odor que eles sentem ao cheirar o rabo do outro cão, informações como o sexo, raça, dieta e até mesmo seu humor são disponibilizadas através de uma glândula chamada saco anal que fica logo abaixo do rabo e produz um líquido de cor castanha e cheiro forte que acaba funcionando com uma “carteira de identidade animal” para os outros cachorros. Cada cachorro tem um cheiro próprio, sua dieta, genoma e sistema imunológico definirão o odor específico exalado por cada cachorro.

O cheiro só surte algum efeito nos cães porque eles possuem um segundo sistema olfativo chamado orgão de Jacobson, projetado especificamente para comunicação química, e envia a informação colhida para o cérebro sem que haja interferência de outros odores, como das fezes. Esse órgão serve também para o reconhecimento de território, como quando os cachorros urinam em algum lugar para marcar que aquele local já tem dono.

Porém, alguns cachorros considerados submissos colocam o rabo para baixo e tapam sua glândulas anais evitando que outros cachorros sintam seu cheiro. E cachorros que desejam demonstrar liderança deixam o rabo para cima exalando mais cheiro ainda. Em grupos de cachorro é dessa forma que a autoridade é escolhida, mas em relações que não existe autoridade eles se cheiram, se reconhecem e não abanam o rabo.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *