O som do ronronar dos gatos

ronronar dos gatos

Toda pessoa que possui um gatinho já notou o hábito frequente de ronronar do seu bichano. Seja durante o dia, em repouso ou dormindo, o som emitido se assemelha a um “motorzinho”, e é alvo de muita especulação acerca de sua origem. Uma equivocada hipótese é que o ruído é advindo de um problema de asma, o que faz com várias pessoas fiquem temerosas em contrair a “pseudo-doença” do animal.

Na verdade, segundo teorias de alguns veterinários, o ronronado é provindo de uma vibração do sistema respiratório dos bichanos, causado por uma grossa veia localizada na região peitoral. O ronronar ocorre quando os músculos localizados em torno desta se contraem e as vibrações emitidas intensificam-se pelo diafragma.

Ainda há outras teorias que falam sobre a vibração das falsas cordas vocais na inspiração e na expiração do animal, e sobre a ressonância de seus pulmões. Além disso, há também casos que os gatos ronronam para expressar sentimentos, como alegria em estar perto de seu dono.

Amantes de gatos costumam ser familiarizados com o ronronado, identificando nele sensações de tranquilidade e aconchego.

Fonte: http://goo.gl/uccefP

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *