Idade avançada não é sinônimo de “Doença”

Cuidamos dos nossos idosos na sociedade com certo descaso e até desprezo. E isso não podia deixar de ser diferente com nossos companheiros animais.

Lembremos para começo de conversa que não podemos generalizar. Existem exceções para tudo, sim!

Idade avançada não é sinônimo de “Doença”. Há uma maior incidência de problemas orgânicos em seres mais velhos? Sim! Há o desgaste de nossas máquinas chamadas corpos e os defeitos e problemas são conseqüências comuns disso.

Atendo muitos clientes que chegam ao meu consultório dizendo que o problema de seu animal é a idade. Isso não é um problema e sim uma conseqüência! Conseqüência de uma vida longa e bem vivida!

Devemos ter em mente que a idade avançada de nossos animais requere uma série de cuidados e algumas vezes tratamentos diferenciados para que eles continuem tendo uma boa qualidade de vida, mas a opção de “encurtar” qualquer coisa que seja –  vida, sofrimento ou trabalho para os proprietários – não é de fato uma opção! Quem deve sugerir esse caminho é o médico veterinário e somente se acreditar que este, de fato, é o único caminho viável.

Digo isto, pois muitos dos meus pacientes chegam a mim desacreditados pelos seus donos e até por outros colegas de profissão e após algumas sessões de acupuntura, fitoterapia, massagens, mudanças de manejo, ambiente e alimentação … saem pela mesma porta que entraram correndo e fazendo “estripulias” que faziam quando eram jovens – correndo atrás de bolinhas, brincando com o dono antes de dormir, até mesmo latindo para outros animais que passam na rua, como há muito não faziam – Este é o termômetro! Quando o animal adquire hábitos que havia perdido ele está recuperando a qualidade de vida …

…e isso sim é envelhecer bem!

Converse sempre com um médico veterinário. Procure fazer mais prevenções que tratamentos, tanto em você quanto em seu companheiro peludo!

 

Compartilhe

Comments

  1. Maria Angélica : março 21, 2014 at 12:16 pm

    Muito bom o site , assim como a proposta de trabalho…Esse post em particular,recomendando prevencão,é tudo de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *