Homeopatia Veterinária

homeopatia veterinária

A Homeopatia foi desenvolvida pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann em 1796. Hahnemann estava insatisfeito com os tratamentos utilizados na época como, por exemplo, as sangrias que causavam muito sofrimento aos pacientes.

A terapêutica homeopática se baseia na cura através dos semelhantes. As substâncias que são capazes de produzir sintomas semelhantes aos de uma determinada doença são também utilizadas para tratar o indivíduo doente.

Os medicamentos homeopáticos estimulam o organismo a promover a autorregulação. Quando utilizamos um medicamento este faz com que o organismo doente receba uma série de informações que o ajudarão a buscar as melhores maneiras de retornar ao equilíbrio.

Substâncias de origem mineral, vegetal e animal são as principais fontes para produção de medicamentos homeopáticos que também podem ser feitos a partir de bactérias, fungos e outros.

“A Homeopatia tem como grande vantagem, quando comparada às terapias alopáticas, uma maior segurança sobre os efeitos colaterais”.

A partir de uma eficiente busca de informações sobre toda a vida do animal a ser tratado e da escolha do medicamento fazemos o tratamento com maior precisão minimizando alterações ao organismo do paciente.

A utilização destes medicamentos na rotina Clínica Veterinária é bastante eficaz. A maior procura pelo tratamento homeopático se dá nos casos de doenças crônicas, no entanto, doenças agudas também podem ser tratadas com grande eficácia.

Problemas de pele, dores articulares, fraturas, alterações do trato urinário, diarreias e vômitos, distúrbios comportamentais, doenças respiratórias e endocrinopatias são alguns exemplos de quando podemos aplicar o tratamento homeopático.

Com a utilização da Homeopatia busca-se uma melhor qualidade de vida. O paciente é visto como um todo. Este é o grande diferencial do tratamento homeopático.

Autor: Victor Feichas, Homeopata Veterinário

 

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *