Dicas de Manejo Flor de Lótus: Prevenindo as lesões articulares

prevenindo lesões articulares

Hoje vamos tratar de forma prática sobre o manejo doméstico de animais de estimação para prevenção ou redução sintomática de alterações de coluna e demais lesões articulares.

O piso liso é o grande vilão das pequenas patas. Ele trás consigo os escorregões, quedas e deslizes dos 4 membros de nossos amigos peludos (tanto gatos quanto cães). Portanto, essa deve ser a primeira providência a ser tomada – aumentar o atrito das patas com o piso.

Manter as unhas e os pelos das patas sempre cortados ajuda a inibir o constante escorregar do animal (note que há um deslizamento dos membros inclusive durante o período em que ele está parado). Quanto maior for o contato dos coxins palmares e plantares (“almofadinhas” das patas) com o piso, menor a força articular que ele terá que fazer para se manter apoiado.

A utilização de tapetes, passadeiras, pisos antiderrapantes específicos, tratamentos antiderrapantes para pisos, ou quaisquer itens colocados no solo para evitar o derrapar das patas – ao ficar em pé, sentado, correr ou andar – também auxilia na prevenção dos problemas articulares em si.

Outro campeão de audiência nas lesões de coluna e futuras artrites e artroses é o sofá e a cama (ou qualquer outro móvel de onde o animal salte). As inúmeras subidas e descidas desses móveis geram micro-lesões articulares que em longo prazo tornam-se processos crônicos e podem acabar numa dificuldade real de locomoção.

Além do tapete antiderrapante nas áreas de “subida e descida” podemos incorporar também ações comportamentais (inibição de comportamento) ou colocar escadinhas ou rampinhas para reduzir o impacto e a altura a serem vencidos. Lembre-se que a proporção de um degrau para nossas pernas e as dos nossos amigos peludos é muito diferente!

No caso do animal ter acesso a escadas também devemos tomar certos cuidados. Colocar obstáculos como portões ou apenas fechar o acesso a essas áreas vale a pena. Ao longo de anos subindo e descendo, “quicando” em cada degrau,  com certeza várias alterações radiográficas irão se desenvolver – e essas muitas vezes são definitivas!

A seguir veja um vídeo exemplificando bem todas essas dicas, mas caso ainda fique com dúvidas não deixe de entrar em contato!

Vídeo Flor de Lótus/YouTube: Dicas Flor de Lótus Manejo de Problemas articulares e de coluna

contato@flordelotusacupuntura.com.br

A todos uma ótima semana!

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *