Depoimento de um clínico sobre a acupuntura na medicina veterinária

huber gaia cachorro acupuntura

Olá a todos os leitores deste Blog, meu nome é Huber, e faço parte da equipe Flor de Lótus. Tenho formação em medicina veterinária e trabalhei por muito tempo com clínica geral e cirúrgica de pequenos, tendo inclusive feito residência nessa área. Durante todo esse tempo acumulei experiências e aperfeiçoei meus conhecimentos em diversas áreas. Paralelamente trabalhei administrativamente no desenvolvimento da Flor de Lótus Acupuntura Veterinária – o que se mostrou um novo mundo de aprendizado!

Foi trabalhando com a equipe de acupunturistas dessa marca que aprendi o que é e representa a acupuntura no âmbito da medicina veterinária.

A Acupuntura, uma técnica milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo e que causa um equilíbrio energético, cura diferentes patologias! Impressionante!

Inicialmente, para mim, a acupuntura servia apenas para tratar de abcessos! Fazia-se um furo com a agulha, espremia-se e pronto, tratado! …rs… Brincadeira! Eu sempre respeitei e acreditei, inclusive já me tratei diversas vezes com essa terapia secular que chamam de Medicina Tradicional Chinesa.

Falando sério agora! No início de minha carreira como veterinário, por falta de pesquisa e aprofundamento, achava que servia apenas para o tratamento de problemas ósteo-articulares e principalmente lesões em coluna. Quanta falta de informação! Achava que o resto deveria ser tratado somente com alopatia! A acupuntura existe há pelo menos 3 mil anos e a alopatia a menos meio milênio) e nesse tempo todo até os dias de hoje é utilizada para tratamento em diversas alterações do corpo. Dermatologia, nefrologia, imunologia, neurologia e assim por diante – sempre há a opção de tratar com acupuntura! Não estou falando que uma medicina é melhor ou pior que a outra, mas a combinação delas, com certeza leva a um tratamento mais completo!

Eu percebi como essa integração de conhecimento é importante ao longo dos anos. Medicina alternativa ou complementar. Esses são dois termos muito utilizados para se referir aos tratamentos que diferem da alopatia – termos utilizados de forma errônea e preconceituosa! A acupuntura é, junto com as demais medicinas, uma ótima primeira opção para o tratamento de quaisquer enfermidades.

Animais, com doença renal, hepatopatias, sequelas de cinomose, convulsões, alterações comportamentais e é claro as tão faladas alterações ósteo-articulares são indicações constantes para o tratamento com acupuntura. A Flor de Lótus Acupuntura Veterinária me mostrou isso.

Os casos de sucesso no tratamento são muitos e o prazer em ver o sorriso das pessoas e a melhora dos nossos pacientes tornam cada final de dia um reconfortante pôr do sol.

Desejo a todos uma ótima semana!

Huber A. N. Gama Filho

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *