Como calcular a idade dos cães

como calcular a idade dos cães

Um dúvida muito comum entre as pessoas que tem cães como animais de estimação, ou aqueles que apenas gostam de animais, é como calcular a longevidade dos cachorros. É comum também ouvir que um ano canino é equivalente a sete anos humanos. Mas na verdade, calcular a idade de um cão não é tão simples assim, o tamanho, o peso e a raça do animal, por exemplo, são fatores primordiais para esse cálculo.

Antes de mais nada, é necessário esclarecer qual o porte do animal. Se os cãezinhos têm peso até 10 Kg, são considerados cães de pequeno porte. Os cães que pesam entre 11 e 20 Kg se enquadram na categoria de cães de médio porte. Já os cachorros quem têm peso entre 21 e 40 Kg, são classificados como cães de grande porte, e se o cão pesa acima de 41 Kg é considerado gigante.

A passagem de filhote para adulto varia de acordo com o porte do animal. Os cães de pequeno porte, por exemplo, são considerados filhotes quando tem idade entre 9 meses e 1 ano. Já os cachorros de médio porte, são filhotes quando têm entre 12 e 14 meses. E os cães considerados gigantes são filhotes até 18 meses de vida. Os cães de pequeno e médio porte são considerados adultos até aproximadamente 8 anos, depois desse período são considerados idosos, e os grandes e gigantes são adultos até os 6 anos e a partir daí também são classificados como idosos.

Cães de pequeno porte podem chegar até os 20 anos de idade, mas em média têm vivido até 13 a 15 anos. Os de médio porte chegam aos 13 anos, os grandes, 10 a 12 anos e os gigantes, 8 a 10 anos. Mas a natureza é imprevisível e exceções são comuns!

Ninguém melhor do que um médico veterinário para orientar e receitar a melhor maneira de cuidar do seu cão, para que ele tenha um longa vida e cheia de alegrias.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *