Animais obesos

animais obesos

Assim como nós, humanos, os cachorros e gatos não deveriam ficar acima do peso, contudo, não conseguem por si só reverter tal situação. Por conta disso, cabe aos seus donos ajudá-los a emagrecer e, assim, terem uma vida mais saudável e feliz.

Mas como saber que meu baixinho está acima do peso? Assim como ocorre conosco, o diagnóstico é feito através de índices. Levar o baixinho peludo ao veterinário com frequência faz com que o início do processo de obesidade seja detectado precocemente e as devidas medidas sejam adotadas. Se notar que seu cão está muito diferente dos demais da mesma raça ou tamanho, com excesso de gordura e/ou pele na região abdominal, sem aquela cinturinha, fique atento, ele pode estar acima do peso considerado normal;

Por que será que meu cachorro engordou tanto? Uma das causas mais comuns é a alimentação em excesso e baseada em uma dieta errada. O excesso de ração, a adição de alimentação natural à ração sem a devida adequação das quantidades diárias, e, principalmente, o exagero nos petiscos, ilustram os principais motivos dos quilinhos caninos a mais;

E o que posso fazer para que ele emagreça?Peça sempre a orientação de um médico veterinário para realizar a reeducação alimentar de seu animal de estimação.A principal dica é verificar a quantidade de ingestão calórica diária individual necessária (pode ser observada atrás dos pacotes de ração ou perguntada ao seu médico veterinário de preferência), e realizar exercícios físicos regulares (também sob orientação). O sedentarismo, além de engordar, também pode resultar em inúmeros problemas de saúde. Incluindo o ganho de peso, o colesterol e triglicérides elevado, possíveis problemas cardíacos e renais, doenças endócrinas, como o diabetes, entre outros. Uma rotina ativa de exercícios físicos fortalece a musculatura e melhora o metabolismo do animalzinho.

Manter seu amigo em seu peso correto somente trará benefícios, dentre eles a prevenção de doenças e a maior qualidade de vida!

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *