Alterações Urinárias em Animais

Alteracoes Urinarias em Animais

As alterações urinárias são comumente encontradas nos nossos animais e corriqueiramente diagnosticadas em nosso consultório de Acupuntura Veterinária.

 

Vamos avaliar caso a caso os principais sintomas encontrados e as causas mais prováveis para cada tipo de alteração. Dessa forma esperamos auxiliar tanto os profissionais veterinários que queiram indicar pacientes quanto os proprietários que notarem alguma alteração no quadro urinário de seu animalzinho de estimação.

 

Pode haver uma incontinência urinária completa ou parcial. A perda total do controle da urina é quando há o contínuo “vazamento de xixi” ao longo do dia, independente da posição do animal. Já a perda parcial do controle, está presente nos quadros em que apenas em determinados momentos (animal deitado por certo período, à noite, ao se levantar, após longo período sem urinar).

 

Existem também os quadros de retenção urinária em que a atenção deve ser redobrada! Os animais retêm urina por vários fatores e na maioria das vezes ela é vista como incontinência. – Você deve estar se perguntando: COMO?! – Pois é, a retenção pode persistir até que a bexiga do animal esteja tão repleta que comece a extravasar. Chamamos isso de incontinência paradoxal, que pode levar a uma lesão neurológica definitiva da bexiga, fazendo com que ela perca a capacidade de contração muscular.

 

Fique atento!

Caso não seja identificada a tempo, a retenção urinária pode causar estragos ainda maiores. A ruptura da parede da bexiga é um deles e pode fazer com que a urina vá parar no abdômen ou que haja aumento de pressão nos ureteres e no próprio rim. Nesse caso o aumento da pressão é retrógrado e ao invés de levar à incontinência, leva a formação do que chamamos hidroureteres e hidronefrose – quadros graves e emergenciais!

 

Tanto a incontinência quanto a retenção não incomodam apenas por deixar o animal e o local onde ele vive sempre com odor de urina e molhados, mas também por que aumentam a possibilidade de inflamações, infecções e formações de cálculos. As inflamações e infecções podem se localizar na pele (por meio da constante umidade e alteração do pH local) ou no próprio trato urinário (por contaminação com o meio externo). A formação de cálculo pode causar uma obstrução propriamente dita, com a necessidade de uma intervenção emergencial.

 

Ótima semana!

http://flordelotusacupuntura.com.br/patologias/urinarios/

 

Referências:

  • Zhang D. J Tradit Chin Med. 2008 Jun;28(2):83-5.Thirty-six cases of urinary retention treated by acupuncture.
  • Changfeng Tai et al. Restor Neurol Neurosci. 2006: 24(2): 69-78. Spinal reflex control of micturition after spinal cord injury.
  • Ricardo Miyaoka, Manoj Monga. International Braz J Urol. 2009 Jul: 35(4):396-405. Use of Traditional Chinese Medicine in the Management of Urinary Stone Disease.
  • Sun Y. et al. British Journal of Anaesthesia. 2008: 101(2): 151-160. Acupunture and related techniques for postoperative pain: a systematic review of randomized controlled trials.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *