Alergia aos pelos dos felinos

alergias aos pelos dos felinos

Não são poucos os tutores de bichanos que alegam estarem com alergia aos pelos dos seus gatos. Os principais sintomas apresentados são coceira pelo corpo e olhos, espirros constantes, coriza e até mesmo problemas respiratórios, como a falta de ar.

O principal motivo destas reações é o fato dos gatos produzirem cerca de um a cinco tipos de proteínas altamente propícias para o surgimento de reações alérgicas em humanos. Destas, as duas proteínas mais frequentes são produzidas por meio das glândulas sebáceas, na base do pelo, e uma terceira está presente em abundância na saliva do bichano.

Desse modo, tanto o pelo como a saliva felina possuem grande potencial de desencadear tais crises.

Para quem apresentar sinais de alergia aos pelos felinos é recomendada a realização de uma consulta médica, a fim de diagnosticar o problema e iniciar o tratamento mais indicado.

Contudo, alguns hábitos de higiene básicos e altamente eficientes podem ser tomados para reduzir os sintomas, tais como: lavar as mãos frequentemente, banhar o animal com periodicidade, realizar a constante limpeza dos ambientes que você e ele frequentam e, principalmente, evitar o contato direto excessivo com o bichano.

 

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *