A cura e o equilíbrio pelos Alimentos

panda dietoterapia chinesa cura alimento

A base da dietoterapia chinesa se dá inicialmente pela caracterização do organismo a ser tratado. Os conceitos vão além dos conhecidos Yin e Yang e dependem de profissionais qualificados para determiná-los.

O profissional de Acupuntura Veterinária muitas vezes traz em sua formação um conhecimento sobre alimentação animal diferente do que se aprende na Faculdade. Não existe de fato uma receita fácil para alimentar um organismo, a ração industrializada muitas vezes faz seu papel nutricional até que o animal “resolva” parar de comê-la. E por que isso acontece?

Eu diria que isso ocorre pelo simples fato de um organismo vivo necessitar de alimentos frescos e de “digestibilidades” diversas. Traduzindo: os animais (incluindo-se os humanos) não conseguem viver bem apenas comendo comida industrializada, nossos corpos precisam processar frutas, verduras, legumes, sementes, raízes, carnes e carboidratos. Precisamos que a digestão aconteça e que os alimentos sejam absorvidos mais ou menos nos intestinos, que passem de maneira mais rápida ou de modo lento, que saiam parcialmente ou completamente digeridos.

Essa conversa está muito nojenta?! Não deveria ser assim … já que estamos tratando da coisa mais natural do mundo!!!

Como estão as fezes de seu amigo peludo?  – Quando o médico veterinário lhe faz essa pergunta ele está querendo saber quanto à consistência, cor, odor, presença de sangue, muco ou qualquer outra observação que se faça interessante.

E porque sempre fazemos essa pergunta?  – Para identificarmos um possível problema na dieta ou na digestão de seu melhor amigo!

No mundo animal você é o que você come!!! Vejam algumas dicas:

A canela serve para aquecer o corpo, ela pode ser usada no tempero de alimentos principalmente nos dias frios. Ajuda a reduzir a dor óssea pelo frio (coluna, artrite e artrose de articulações);

O manjericão doce ajuda em dores abdominais e de cabeça, e se adicionado ao gengibre também ajuda nas dores do frio. Outra utilidade do gengibre é sua ação contra tosses, vômitos e diarréias;

O mel também pode ser utilizado em tosses e quadros pulmonares como a bronquite e a asma;

O suco de goiaba tem uma poderosa ação no auxílio ao tratamento da diabetes, utilize-o antes de cada refeição. A melancia é utilizada para diurese, ou seja promove a urina. A casca seca e fervida da melancia, por sua vez, auxilia no controle da hipertensão, da diabetes e da infecção renal.

Outras indicações de dietoterapia? Entre em contato pelo nosso e-mail: contato@flordelotusacupuntura.com.br

Um abraço e até a próxima,

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *