10 maneiras divertidas de exercitar seu cão

10 maneiras divertidas de exercitar seu cão

Você já andou por esse caminho muitas vezes. Seus passos estão no piloto automático e seu cão está cansado de cheirar os mesmos pedaços de grama. Você continua suas caminhadas diárias da mesma forma como um beagle indo atrás de um cheiro. O seu cão precisa de exercício para a sua saúde e como uma válvula de escape para sua energia reprimida. Andar a pé é o que você deveria fazer com um cachorro, certo? Bem, sim, mas há um movimento em andamento que desafia as ideias tradicionais do que os cães e os seres humanos podem fazer juntos para se divertir e terem condicionamento físico. Então, se você e seu companheiro canino estão ficando um pouco entediados com o mesmo dia a dia de atividades, aqui estão algumas sugestões para agitar a sua rotina:

Siga o cão

  siga_o_cao

Tente esta mudança nas suas caminhadas diárias. Em vez de passear o seu cão, deixe o seu cão orientá-lo. Onde quer que vá, você vai. Pense em seu cão como um GPS de quatro patas, peludo, caminhando, que não está permitindo que você saiba onde o destino final será. Você vai se surpreender onde o nariz dele vai levar vocês dois.

Correr

  correr

Correr com o seu cão é como uma multitarefa – você e seu atleta de quatro patas começam a desfrutar do ar livre, aumentando a resistência e fortalecendo os músculos. Dr. Lucy Spelman, veterinário de renome, educador e autor de artigos sobre os animais domésticos e selvagens, concorda que correr com seu cão é uma ótima atividade – com uma ressalva: “Lembre-se que é o passeio do seu cão! Você deve estar disposto a parar quando o cão quiser parar – para farejar e cumprimentar outros cães e pessoas – mesmo que isso reduza a velocidade de vocês.”

Flyball

  flyball

Outra atividade de alta energia é a Flyball. Neste esporte competitivo, os cães fazem parte das equipes e as regras do jogo são semelhantes a uma corrida de revezamento humano. Cães correm  por um percurso, que inclui quatro obstáculos. No final da primeira etapa situa-se uma caixa com bolas de tênis. O cão deve pisar nesta caixa para liberar uma bola e, em seguida, retornar para a linha de partida carregando a bola ao saltar os obstáculos. Uma vez que ele ou ela cruza a linha de partida, o próximo cão sai. O objetivo é ser o time mais rápido, sem penalidades. Algumas penalidades incluem deixar cair a bola ou um cão dar a largada no percurso antes de seu companheiro de equipe cruzar a linha de partida.

Agility

agility

Caso seu cão tenha muita energia para queimar, encontre um grupo de Agility ou equipe de treinamento. Esta atividade requer alta energia, correr, e saltar.  É um esporte competitivo e não é apenas um ótimo exercício, mas desenvolve a confiança deles e novas habilidades.

Rastreamento 

rastreamento

Nem todos os cães são raças de rastreamento, mas qualquer cão pode participar do esporte de rastreamento, um evento competitivo para cães e seus donos. A trilha de cheiro é definida horas antes da competição. Uma vez que a trilha tenha alcançado os cães, com o incentivo de seus proprietários, começa o trabalho de encontrar um objeto no final da trilha.

Busca 

busca

Um simples jogo de busca pode ser tudo o que é necessário para a existência de um exercício diário com seu cão. Ela é fácil de espremer em horários ocupados, já que não há necessidade de viajar muito para desenvolver um jogo. Um parque ou quintal funcionam muito bem, e em dias chuvosos, buscar pode ser um esporte indoor, feito a partir do conforto do seu sofá.

Exercício em Grupo

grupo

As melhores formas de exercício para qualquer animal são as atividades que iriam naturalmente fazer se vivessem em grupo. Para os cães, brincar com outros cães se encaixa nessa definição. Dr. Spelman observa: “Se você assistir a um grupo de cães neste cenário, eles criam seus próprios jogos e gastam sua energia extra da forma que eles escolhem.”

Ensinar uma nova habilidade

habilidade

Não se esqueça de exercitar o cérebro do seu cão! Após ensinar onde fazer as necessidades e os comandos básicos de obediência, desafios cognitivos tendem a cair com o passar do tempo. Encontrar algum comportamento bobo, divertido de ensinar ao seu cão, como “tocar aqui” ou comprimentar em forma de commandos, ou ainda, ir para comportamentos mais avançados, tais como comandos de emergência ou gestos por sinais de mão.

Trabalho Nasal

nasal

Similar ao rastreamento, ele tira proveito da capacidade inata de cheirar de um cão. O treinamento começa com tarefas simples de encontrar brinquedos em uma caixa escondida, por exemplo. Como seu cão fica melhor localizando objetos, faça as tarefas de modo mais desafiador. Não só o trabalho de farejar é um excelente exercício, como seu cão ficará olhando de lugar para lugar procurando o prêmio, mas também desenvolve o foco e a confiança do seu cão.

Free Style

free

Se você é um fã de Dancing With the Stars, você pode querer tentar dançar com seu cão. Baseado no treinamento de obediência, mas com os pés de forma mais elaborada, os movimentos são coreografados com música, com você e seu cão passando por uma rotina de treinamento de “dança”. Free Style também oferece oportunidades para aumentar as suas chances na competição.

Fazer sua caminhada diária e seguir o mesmo caminho não é uma ideia tão ruim para os cães quanto pra nós, como rotina e continuidade, mas brincando de algumas novas maneiras de trabalhar os quilos extras e a energia e apenas desfrutar um ao outro, vai tornar essa oportunidade única, para expandir as habilidades, tornarem-se mais confiantes e apenas se divertirem mais – você e seu cão juntos.

 

Fonte: Animal Planet

Visite o nosso site
Visite o nosso Facebook

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *