O implante de ouro é uma técnica que consiste em inserir fragmentos de ouro em pontos de acupuntura para promover uma ação analgésica e anti-inflamatória, com resultados de longa duração. Pode ser utilizada para dores crônicas como problemas articulares, na coluna e/ou para animais epiléticos (convulsão).
Também é uma técnica indicada para animais que não conseguem ser submetidos à sessão de acupuntura convencional (por causa de agressividade, por exemplo) ou para ajudar na manutenção de pacientes que têm dificuldade de realizar uma frequência ideal das sessões de acupuntura.
Os fragmentos de ouro, além de ativar os pontos de acupuntura em que estão inseridos, fazendo com que os resultados esperados sejam prolongados, também têm uma função anti-inflamatória. O ouro, por ser um metal com carga positiva, troca íons positivos no sítio inflamatório, causando uma neutralização das cargas elétricas negativas locais. Outro estímulo positivo é o aumento do fluxo de sangue da região lesionada, fazendo com que haja maior cicatrização, diminua a progressão da doença e ajude as medicações alopáticas a atingirem melhor o tecido alvo.