Raças certas para donos certos: Parte IV – Pastores

gaia cachorro raça pastor border collie

No último dos nossos “posts” sobre raças de cães vamos abordar mais um leque de raças criadas com uma função em particular, o Pastoreio.

Com um papel cada vez mais importante na vida do homem o cão tornou-se um grande companheiro. Seja para atividades físicas, seja para companhia ou para o trabalho. Neste contexto guardamos um espaço especial para os cães pastores, que utilizam seus instintos para nos ajudar no pastoreio de rebanhos e/ou em competições de habilidades (tanto deles quanto dos donos).

Alguns animais desse grupo, ao contrário dos cães de caça, ainda desempenham funções relacionadas as suas habilidades naturais. São cães que se destacam pela grande capacidade de aprendizado e pela alta atividade física e mental que desempenham.

Portanto, caso o animal escolhido para conviver com você e sua família seja desse grupo prepare-se para brincadeiras, atenção redobrada e muito espaço (seja dentro ou fora de casa). Os passeios devem ser constantes e a introdução de muita informação desde filhote evita desvios de comportamento (apresente ao cão de pastoreio o maior número de pessoas, outros cães, animais e lugares, possível).

Não são animais destinados a ficarem esperando em casa o dia inteiro para brincarem um pouco no final do dia! São animais que necessitam de atenção e cuidados, de brincadeiras e muito exercício físico. Normalmente são ótimos companheiros para outros cães (de igual ou maior atividade), mas nunca os coloque com animais idosos e/ou calmos … a não ser que queiram levar muito estresse para sua matilha!

Muitas raças foram desenvolvidas para trabalhar com rebanhos: o Collie, o Pastor de Shetland, o Pastor de Malinois, o Sheepdog, e claro, o Pastor alemão, são bons exemplos desse grupo. Mas atualmente suas funções estão divididas basicamente em companhia e guarda.

Os animais que ainda podem-se dizer atuantes são principalmente: o Border collie, que é um cão com grande capacidade de trabalho, tanto na lida com ovelhas quanto com bois, e o Pastor australiano, também chamado de Blue heeler ou Red heeler, e que é especialista no trabalho com rebanhos bovinos.

A eficiência destes cães é diretamente proporcional à conservação do instinto de pastoreio de seus ancestrais, os lobos, que ao caçarem separavam os animais mais fracos para depois os comerem. Com a observação desta forma de caça o homem pode iniciar a seleção dos cães que melhor se adaptavam a este estilo e, a partir deles, produziu raças com o objetivo de pastoreio. Uma curiosidade é que estas raças não possuem o instinto de agredir os rebanhos, ao contrário dos lobos, já que a comida lhes é fornecida pelo homem.

No caso das raças pastoras, menos importante do que os padrões estéticos, os cruzamentos buscam produzir filhotes saudáveis e com potencial de trabalho, e a seleção dos reprodutores é feita basicamente levando-se em conta o histórico familiar de aptidão. Isso faz com que a maioria dessas raças ainda não tenha tanta manipulação humana para conseguir padrões estéticos, e consequentemente, têm menor chance de alterações congênitas e doenças ligadas à raça.

Outra atividade que este grupo de cães costuma ter facilidade em realizar é o Agility. Esta atividade, nascida na Inglaterra por volta de 1978, tem como inspiração as provas hípicas. O cão precisa realizar um percurso ou circuito em menor tempo e com menos faltas e quem o guia é o seu treinador. Como forma de esporte e diversão com cães tem ganhado cada vez mais adeptos, inclusive a pessoa quem vos escreve!

Essa se tornou uma forma saudável de atividade física com seu cão pastor nos dias modernos e em grandes cidades.   O Agility, como esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nosso amigo peludo, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia anti-stress, tanto para você quanto para ele!

Mais uma dica: ter um cão pastor em casa é como padecer no paraíso … pense bem se terá o tempo e a energia de que ele necessita antes de dar esse passo! Eles podem ser maravilhosos e perturbadores da paz ao mesmo tempo!

Um abraço e ótima semana para todos!

 

http://www.acb.org.br/racas; http://www.dogtimes.com.br/pastoreio.htm; http://www.parquecanino.com.br/

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *