Momento de despedida

Aqui na Flor de Lótus temos uma idade média avançada de nossos pacientes, o que faz com que nos deparemos mais vezes com a delicada questão do final da vida. Como essa etapa é particularmente difícil para os proprietários de animais e para nós profissionais, que passamos juntos boa parte desses últimos momentos, dediquei esse post do blog para homenagear os nossos baixinhos que já partiram e os que estão nessa última fase de suas vidas.

A fotógrafa americana Sarah Beth Ernhart especializou-se em registrar os últimos momentos de animais de estimação com seus donos. Ela já clicou mais de cem animais e seus donos, passando justamente por essa fase de despedidas.

Algo que faz a fotografia de Sarah Beth única, e que ela é particularmente orgulhosa em oferecer, é a Joy Session ®. Caso você já tenha passado um curto período de tempo ou uma vida inteira com um animal de estimação, sabe que dizer adeus é a coisa mais difícil que você tem que fazer. Estas belas sessões, ainda que tristes, servem para destacar o seu relacionamento e o amor que vocês compartilham.

O nome ” Joy Session” não é algo que ela arbitrariamente escolheu. Há um significado muito pessoal por trás, e que ela compartilhou conosco através do seu site.

“Como tudo começou:

Pouco antes do Natal, em 2009, eu tinha uma sessão de fotos com uma mulher chamada Joan. Seu amigo reservou a sessão como um presente, e tivemos um belo dia ensolarado pela frente. Joan estava vivendo em casa com cuidados paliativos, e contou com a ajuda e o companheirismo no dia-a-dia do seu cão de serviço, uma labradora preta chamada Joy. Joy era a sua rocha, sua melhor amiga, e salvou a vida de Joan em mais de uma ocasião.

Ela deixava Joan saber quando seu açúcar no sangue estava baixo, ou se ela estava prestes a ter uma convulsão. Joy colocava -se sob Joan para amortecer a queda, se mantinha firme para ajudá-la – estava ao seu lado dia e noite.

Eu fui para esta sessão sabendo que Joan não tinha muito tempo, mas eu não tinha ideia de que estaria encontrando algo alegre, uma mulher tão vibrante e feliz. Ela era tão abençoada por ter Joy em sua vida que seus olhos se iluminaram com cada história que ela contou sobre ela.

Ela disse que a Joy era o seu “presente de Deus”, e com essas fotos ela teria algo maravilhoso para olhar para frente. Seu vínculo era palpável, e era fácil ver que as duas se amavam muito. O apartamento dela foi preenchido com a palavra “Joy” em obras de arte, travesseiros e decorações de Natal. Ela ainda usava um moletom “Joy” durante a nossa sessão.

Nós sentamos e conversamos por um longo tempo. Raspas de Joan sobre a vida, mesmo com a sua saúde em declínio, foi uma lufada de ar fresco para mim, e me ajudou a ver que o que eu faço é significativo e importante, de muitas formas.

Sem saber disso, na época surgiu a ideia de oferecer sessões de fotos especificamente para animais de estimação que estão se aproximando do final de suas vidas. Para muitas pessoas seus animais de estimação significam o mundo, e eu queria ter uma oportunidade para capturar o que os torna tão especiais, ainda mais em um momento tão difícil.

Minha primeira sessão Joy “oficial” foi com um cão da raça Bernesse chamado Griffin, em janeiro de 2010. Eu realmente não sabia como chamar esse serviço, e “Sessão de emergência” foi a primeira coisa que eu conseguia pensar. Parecia tão frio e impessoal.

Poucos dias depois de postar o blog de Griffin, e receber algumas sugestões muito boas dos leitores, percebi que o nome perfeito estava sentado bem na minha frente. Eu não conseguia pensar em nada nem ninguém que eu conheci que representasse tanto amor e uma profunda conexão, como Joan e Joy.

Estas sessões são realmente para as pessoas que querem celebrar a felicidade – a alegria que seus animais de estimação trouxeram para suas vidas.

Assim, como um tributo de amor a uma mulher incrível e seu cachorro, Joy, e por tudo o que ” Joy” significa para você, estou tão feliz em oferecer este serviço.” Sarah Beth

Gostaram da ideia? Vejam como ficaram algumas dessas lindas fotografias:

http://goo.gl/fOk6Tx

http://goo.gl/vW96LF

http://goo.gl/ne6czM

 

Visite o nosso site
Visite o nosso Facebook

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *