Festas de Final de Ano!

natal final de ano festa

Nesta época do ano as festividades alegram a nós e desagradam a maioria dos nossos amigos peludos.

Podemos começar com a comida boa, que algumas vezes tende a cair em mãos erradas, ou melhor, “patas erradas”! Os banquetes de final de ano acabam dando algumas dores de cabeça tanto para os animais quanto para seus donos. Diarréias, vômitos e náuseas, são comuns nos dias seguintes à comilança.

O melhor banquete para o seu animal é o que ele já está acostumado a comer. Não dê pedaços nem os deixem próximos aos pratos de comida sem supervisão, grande parte dos proprietários de animais acaba indo “passear” numa clínica ou hospital veterinário após as festividades por conta de excessos cometidos!

Já os fogos de artifício que além de visualmente assustadores, principalmente para aqueles que têm medo de relâmpagos, são barulhentos! Com uma audição em média (entre cães e gatos) de 45 a 45.000 Hz, eles sofrem muito mais que nós durante essa prática questionável.

As comemorações com fogos de artifício são tão problemáticas que podem desencadear crises convulsivas e levar os animais até mesmo a morte. Como não temos como coibir todas as pessoas o melhor que podemos fazer é ajudá-los nessa hora difícil.

Por isso tentem fazer o maior número de ajustes para reduzir as conseqüências: Coloque algodão nos ouvidos dos animais, evite levar os animais a lugares diferentes (deixe-os em casa no ambiente deles ou caso esteja viajando deixe-os longe da bagunça da festa), peça ao veterinário alguma medicação fitoterápica para deixá-lo mais calmo (nunca use calmantes sem orientação médica, pois alguns podem aumentar a chance de convulsões), e por último, deixe-os em um local mais escuro e sem tanto acesso a rua ou ao barulho dos fogos!

Caso seu animal seja epilético peça ao veterinário que lhe ensine condutas para reduzir os riscos de convulsão e deixe um telefone para contato de emergência sempre à mão.

Alguns locais fora do perímetro urbano têm menor probabilidade desse incômodo, portanto, fica também essa dica: leve seu amigo para um passeio em hotéis fora das cidades durantes o período de festas, seja com ou sem você!

Um grande abraço e ótimo natal!

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *