Dicas para refrescar o seu peludo preferido!

gaia banho cachorro calor

Nos dias de calor os nossos animais também sofrem! Como a troca de temperatura deles não é tão rápida, nos cães e gatos principalmente, alguns cuidados são necessários para não termos dores de cabeça a mais nesse clima quente e seco.

A primeira dica é: Tenha sempre bom senso para escolher os horários em que irá passear. O início da manhã e final da tarde não são só indicado para as mães com seus bebês, mas também para os passeios diários com os animais de estimação.

Verificar a água sempre é outro fator importante, pois ela pode esquentar e impedir que o animal se hidrate corretamente nos dias de maior necessidade. A comida também corre mais risco de azedar, portanto vale a pena adotar a conduta de colocá-la e retira-la assim que o animal terminar de comer (nessa época de calor também é comum sobrar mais comida, pois eles também diminuem o requerimento energético assim como nós).

Uma dica legal é colocar pedrinhas de gelo na água, mas verifique se o peludo brincalhão não irá querer engoli-las inteiras antes. De forma geral eles gostam de brincar com gelo, seja com a boca ou com as patas, mas tanto de uma quanto de outra forma irão se refrescar com a brincadeira.

Quem tem piscina ou mangueira de água um banho sempre cai bem. Deixe os pelos secarem ao tempo e o animal ficar fresquinho e sossegado, só não o deixe ficar ao vento forte, pois a temperatura cairá rápido de mais e a tosse pode surgir!

Comidas e bebidas podem ajudar nossos amigos assim como a nós mesmos. Os hábitos alimentares na época de calor devem ser modificados para que o organismo não tenha que gerar tanto calor para processar os alimentos.

O suco de melancia batido com hortelã e menta é uma ótima pedida para reduzir os radicais livres, aumentar a diurese e refrescar o corpo. A água de coco é outro campeão de frescor. Ela hidrata (basicamente tudo, desde os cabelos até a pele), refresca e ajuda a manter a diurese e a digestão adequadas.

Uma novidade que chegou aos nossos hábitos nesse último ano foi o suco de Cranberry, ele ajuda não só na diurese como também ajuda a eliminar possíveis bactérias oportunistas do trato urinário, portanto, funciona como um antibiótico natural.

Utilizar frutas, verduras e legumes frescos como substitutos de petiscos industrializados também ajuda a manter o organismo de seu animal em equilíbrio. O grande segredo aqui é: ser proporcional! Não dê um cacho de uvas para o seu cão tamanho mini ou apenas uma uvinha para o seu São Bernardo. Dê sempre pequenas porções proporcionais ao tamanho e ao apetite do seu animal.

Uma boa ideia como petisco é congelar algumas frutas ou colocar o suco dessas dentro das forminhas de gelo e depois dar para o animal se deliciar enquanto se refresca e brinca!

Algumas alterações de pele como alergias e infecções causadas pela umidade e calor são comuns nos períodos mais quentes do ano. Vale a pena buscar alternativas para o tratamento dessas afecções para evitar o uso constante de corticóides nos animais. Fale com um especialista em medicina chinesa e peça ajuda nesses casos!

Tenham todos uma ótima semana!

 

Referências:

Manual do herói, Sônia Hirsch, editora CorreCotia.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u411512.shtml

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0%2C%2CEMI6166-10510%2C00.html

http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2009/jul/02/keep-pets-cool-hot-days

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *