Como mudar a rotina do seu animal e melhorar sua vida?

urso polar gelo maçã

Quem nunca chegou em casa e achou seu lar-doce-lar destruído por um terremoto chamado “Rex” ou um Tsunami chamado “Nina”? Pois é aquele ditado “cabeça vazia oficina do…” se encaixa bem nesse nosso exemplo. O animal que não tiver um ambiente interessante e distrativo irá criar um com o que tiver ao seu alcance. Seja tornando o seu sofá um lindo e amplo arranhador seja vendo em vez das pernas de suas cadeiras belos mordedores de madeira.

Os animais de uma forma geral precisam de um ambiente rico e estimulante para viver plenamente, e o exercício físico (brincar com bolinha, correr, nadar, etc) pode ser uma das maneiras de manter a mente e o corpo do seu amiguinho peludo sãos. Tanto utilizando atividades direcionadas ou brinquedos cognitivos quanto introduzindo novas estruturas físicas no ambiente conseguimos o famoso enriquecimento ambiental.

Primeiras lições:

  • Nunca brigue com um animal que passou o dia inteiro sozinho e que fez alguns estragos em sua casa, a culpa não é dele. Deixe sempre algo para ele brincar como um ossinho de couro ou algum outro brinquedo inofensivo e de difícil destruição completa. Apenas seja calmo e assertivo, ignore-o nesse momento.
  • Ao chegar em casa e se deparar com um ambiente pleno e tranquilo parabenize o seu animal por isso, ele se comportou bem e, portanto, merece atenção. A recompensa é interessante, mas ela nem sempre precisa ser em forma de comida. Pode ser um afago, uma palavra de incentivo ou apenas uma demonstração de sua satisfação.

O enriquecimento pode ser feito com:

A alimentação. Utilizando formas diferentes de fornecer alimentos, trazendo novos desafios e mudando a rotina. Esconder petiscos pela casa ou dentro de latas ou garrafas pet furadas são boas estratégias.  Procure colocar também elementos que os estimulem sensorialmente, como: diferentes pisos (texturas), odores diversos, outros animais, tipos de alimentos (verduras, legumes, frutas) e temperaturas diferentes (frio X calor). Dica: Congele um pouco de caldo de carne (daquela que você fez para comer) e dê o cubo de gelo para ele lamber e se deliciar!

A sua criatividade pode ser trabalhada com os estímulos físicos. Estes podem ser feitos com brinquedos e elementos que permitam a interação dos animais, e podem ser colados, pendurados, escondidos, presos ou disponibilizados diretamente para o animal. Valem tocas, obstáculos, locais altos e baixos e coisas para provarem (seja mordendo ou arranhando). Importante lembrar aqui que alguns objetos podem provocar acidentes caso sejam engolidos, portanto, vamos tomar cuidado e evitar coisas pequenas (ou que possam ficar pequenas), pontudas (ou que possam ficar pontudas) e fios ou fiapos que possam ser engolidos. Escolham bem os brinquedos! Nada de fazer economia com a segurança do seu animal – o atendimento do médico veterinário depois vai sair bem mais caro!

O estímulo cognitivo é também importante para a saúde mental do animal em questão. Jogos, brincadeiras de esconde-esconde e truques (como senta, dá a patinha, deita, etc.) são sempre válidos. Precisamos, no entanto, conhecer um pouco sobre as aptidões e habilidades de nossos animais para não ficarmos frustrados e estressarmos eles ao invés de ajudarmos.  Vale a pena saber do que ele gosta primeiro para podermos projetar as atividades, pois motivá-lo é essencial!

Outra dica importante é fazer tudo aos poucos! Tudo que for diferente deve ser iniciado gradualmente: o tempo, a dificuldade, o nível de habilidade e até a preparação física (principalmente para os obesos e os braquicefálicos). Leve sempre em consideração o nível de empolgação do animal para saber quando parar. Esse “termômetro” não falha!

Dessa forma melhoramos a qualidade de vida de nossos amigos de estimação, a nossa e de nosso bolso!

Tenham todos uma ótima semana!

 

Referências:

http://www.cesarsway.com/tips/puppytips/Housebreaking, Cesar Millan – O encantador de cães

http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2011/10/25/enriquecimento-ambiental-dicas-para-enriquecer-o-ambiente-do-ca%CC%83o/, Glenn Makuta – Adestrador da empresa Cão Cidadão

http://www.dogsolution.com.br/enriquecimento/dogenriquecimento.php?nav=18

http://www.dogsolution.com.br/videos/dogvideos.php?cat1

 

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *