Animal limpo = Animal saudável

Fonte da imagem: http://www.funnycutepics.com/tag/cat-bath/

Estamos em tempos de exageros e gastos consumistas em todos os âmbitos, inclusive com nossos animais de estimação.

Mas a limpeza deles e do local onde vivem é importantíssima e pode fazer a diferença em relação ao aparecimento de alguns problemas de pele e até de parasitas nada queridos em nossos lares.

Em períodos de aumento de umidade como as estações de chuvas é necessário deixar o animal longe de áreas molhadas por longos períodos e de preferência secá-lo bem quando este se molhar por algum motivo – aquela lambedura constante das patas também conta!

Alguns microrganismos gostam da umidade e do calor para se reproduzirem, como os fungos, por exemplo. Pequenas áreas sem pelos, muitas vezes circulares, ou regiões escurecidas e úmidas, ou ainda otites podem aparecer nessas épocas em grande quantidade nos nossos animais. Os excessos de banhos (mesmo em pet shops), as orelhas molhadas e os animais úmidos pela chuva normalmente são os grandes vilões.

Grande quantidade de panos, cobertores, roupinhas ou adereços de difícil limpeza completa devem ser evitados – por mais bonitinhos que sejam – pois a chance de virarem meios de contaminação e proliferação de parasitas é grande.

O ideal é ter materiais completamente laváveis e passíveis de serem deixados de molho em soluções próprias ou água-sanitária.

O local onde o animal fica também deve ser limpo com frequência, pois pode abrigar pulgas, carrapatos (e seus ovos), ácaros, fungos e bactérias. Na grande maioria das vezes apenas lavar não adianta, precisamos utilizar produtos especiais e deixar o local de molho por alguns minutos.

Algumas infestações dependem da erradicação feita por profissionais e devem seguir à manutenção correta dos animais com produtos antiparasitários. Ah! e há a necessidade da colaboração dos vizinhos que também possuam animais, pois caso contrário todo o trabalho será dificultado!

Parques e praças hoje em dia já estão infestados por pulgas e carrapatos, portanto: saiu de casa, proteja seu animal! Use os antiparasitários de acordo com as recomendações do fabricante para manter seu animal e lar saudáveis.

Os supermercados de animais, clínicas veterinárias, hospitais, banhos e tosa e pet shops também são áreas potencialmente contaminadas, portanto leve em consideração esse tipo de passeio também!

Mantendo o animal limpo (sem excessos), os pelos cortados e escovados, as unhas aparadas e a pele seca você conseguirá eliminar boa parte das fontes de problemas de pele e parasitismos comuns nessa época de calor e umidade!

Agora é só aproveitar e curtir muito ao lado do seu companheiro peludo!

 

Uma ótima semana a todos!!!

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *