Anestesia Veterinária auxiliada por Acupuntura

acupuntura anestesia veterinaria

Você sabia que existem técnicas de acupuntura que ajudam em procedimentos de sedação e até mesmo de anestesia?

As principais indicações se aplicam a pacientes mais idosos e/ou com restrições relativas a fármacos mais fortes, analgésicos potentes e até mesmo para controlar algumas alterações cardiorrespiratórias durante o procedimento cirúrgico em si.

No pós-operatório as indicações continuam existindo para o uso em conjunto das técnicas ocidentais de analgesia e das originadas da Medicina Tradicional Chinesa. O interessante é que a acupuntura e técnicas correlatas auxiliam não apenas quanto à analgesia, mas também aceleram o processo de recuperação com uma melhor e mais rápida cicatrização.

Caso o médico veterinário ainda não conheça esse tipo de serviço vale a pena dar uma olhada no material científico já existente sobre esse assunto na literatura. Caso tenham interesse ou queiram saber mais basta entrar em contato através do meu e-mail (carolinne.torres@flordelotusacupuntura.com.br).

O uso de doses menores de fármacos em pontos de acupuntura proporcionando o mesmo efeito que a dose completa, os efeitos cardiovasculares de aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, o aumento da circulação sanguínea melhorando a cicatrização são apenas alguns exemplos do que a acupuntura pode fazer para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia de procedimentos anestésico-cirúrgicos.

O uso de fitoterápicos chineses, com o paciente já em casa, e sendo administrados pelo próprio melhor amigo humano, no pós-operatório, pode também auxiliar na recuperação e analgesia, sem que altas doses de analgésicos e anti-inflamatórios sejam necessárias por longos períodos.

Os efeitos colaterais de procedimentos cirúrgicos e outros tipos de tratamentos também podem ser combatidos com o uso das técnicas de acupuntura. Fique de olho no nosso post da semana que vem sobre como a acupuntura pode auxiliar um paciente com câncer!

Ótima semana a todos!

Referências:

  • Tratamento da dor na Clínica de Pequenos animais. Editora Elsevier. Autora: Denise Fantoni. Capítulo 37 – Acupuntura e Fisioterapia, Carolinne Torres e Ayne Murata.  http://issuu.com/Elsevier_Saude/docs/fantoni/1
  • Acupuntura Veterinária na prática Clínica Veterinária. Editora Interbook. Autor: Eduardo Lobo. Parte II, Capítulo 6 – Analgesia e anestesia pela acupuntura: uma visão científica, Carolinne Torres.
  • Eletroacupuncture analgesia in dogs: is there a difference between uni- and bi-lateral stimulation? Veterinary Anaesthesia and Analgesia, 2008, 35, p.52-61, Renata N. Cassu, Stelio PL Luna.
  • The antiinflamatory effects of low and hi frequency eletroacupucture are mediated by peripheral opioids in a mouse air pouch inflammation model. Hyun-Woo Kim. The journal of alternative and complementary medicine. 12 (1), 2006, p. 39-44.

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *