Acupuntura para animais?! Sim!!! Veja as dicas…

acupuntura veterinária animais animal cachorro cachorros gato gatos

A acupuntura para animais cada vez está mais disponível e difundida nas cidades do Brasil, tanto nas capitais quanto no interior.

Veja aqui as dicas para saber como e quem procurar para receber um bom serviço e ter ver seu amigo peludo bem novamente!

Primeiramente procure um profissional idôneo, este deve ser médico veterinário e ter especialização na área de acupuntura veterinária. Caso tenha dúvidas, peça para ver o(s) certificado(s) e/ou a carteira profissional. Como este é um serviço muitas vezes prestado por profissionais liberais no próprio domicílio do animal este tipo de documentação não está disponível para visualização e, portanto, vale a pena perguntar.

Já existem inúmeros métodos para a estimulação dos acupontos (pontos de inserção da agulha de acupuntura), é interessante verificar com o profissional escolhido quais métodos ele utiliza ou têm disponíveis.

As profissionais da Flor de Lótus – Acupuntura Veterinária já dispõe, por exemplo, de laser para estimulação desses acupontos. Esta técnica de estimulação é inovadora e super atual. Trás conforto e segurança durante os tratamentos (mas deve também deve ser indicada pelo profissional especialista, pois seu uso nem sempre é recomendado). Outros tipos de terapia podem ser visualizados em nosso site, na área de serviços.

A quantidade de sessões e as técnicas utilizadas durante o tratamento de acupuntura veterinária ficam sempre a cargo do especialista. Medicações que sejam prescritas por ele também devem ser alteradas ou interrompidas com o aval deste profissional, já que o paciente está sob a sua responsabilidade.

Quando se tratar de uma indicação de outro profissional veterinário é de bom tom que as alterações em condutas e medicações sejam feitas conjuntamente. Pois cada um tem sua própria linha de raciocínio e a conversa é sempre a melhor saída. E aqui a recíproca é verdadeira, pois quando o especialista em acupuntura indica um tratamento clínico ou de outra especialidade ele sempre espera receber a mesma gentileza em troca.

A interrupção do tratamento sem o consentimento do profissional especialista ou o adiamento do começo da terapia com acupuntura podem agravar o problema e/ou retardar o efeito do tratamento, podendo até levar ao insucesso no caso de uma paralisia. No nosso caso tempo não é dinheiro, mas sim uma maior chance de CURA!

Por falar em tempo …

O tempo de tratamento sempre irá variar com a lesão, a idade, a condição física e as demais doenças envolvidas no paciente. Mas uma coisa é certa: todo tratamento tem começo, meio e fim! A manutenção do tratamento por um período longo ou pelo resto da vida do animal é uma excessão, e não regra! A quantidade de sessões e o espaçamento entre elas ficam sempre a critério do especialista, ele é a melhor pessoa para julgar o progresso do tratamento.

As condutas e o manejo adequado do animal no dia-a-dia são indicações sérias e que fazem a diferença! Podem inclusive levar o animal a alta do tratamento mais rapidamente. Siga a risca as indicações do especialista que cuida de seu amigo peludo … ele sabe o que está falando!

A acupuntura é uma terapia de ações lentas, graduais e profundas no organismo. Não adianta querer acelerar um processo de cura aumentando a freqüência ou a quantidade de tempo das sessões. O organismo precisa se reequilibrar, e isto leva tempo. A parte boa é que apesar de lenta, na maioria das vezes ela é definitiva (ou ao menos duradoura).

As indicações e os tipos de tratamentos serão abordados em outros posts, mas espero ter esclarecido alguns pontos que percebo serem dúvidas da grande maioria das pessoas que nos procura na Flor de Lótus – Acupuntura Veterinária.

Atenciosamente,

 

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *