A hemopuntura como técnica para o tratamento de doenças crônicas em animais

hemopuntura como técnica para o tratamento de doenças crônicas em animais

A hemopuntura é uma técnica amplamente utilizada por acupunturistas em todo o mundo. Trata-se da retirada de uma pequena alíquota de sangue venoso e sua aplicação em pontos de Acupuntura relacionados ao problema que se pretende tratar. A quantidade de sangue necessária normalmente é pequena, assim como a quantidade inoculada em cada um dos pontos escolhidos. A técnica é pouco dolorosa e rápida, trazendo muito mais benefícios que incômodos.

A hemopuntura produz um efeito prolongado e potencializado dos pontos de Acupuntura selecionados, assim como da própria substância inoculada (outras substâncias também são comumente utilizadas, como o ozônio, fitoterápicos, solução fisiológica, homeopatias, etc.).

O uso da hemopuntura é amplo, podendo ser feito em pós-operatórios e até tratamentos crônicos de artrites, artroses e alterações alérgicas. O seu efeito analgésico e antiinflamatório já foi comprovado por trabalhos científicos sérios, com seu uso levando a efeitos positivos para substituição de algumas medicações, quando há contra-indicação dessas, e quando as condições médicas locais não tiverem acesso a medicações alopáticas.

Cientificamente comprovou-se a eficiência da autohemoterapia em pontos de Acupuntura para o tratamento de alergias. O tratamento, de forma geral, deve ser feito continuamente por 3 meses, para que haja uma eficiência e manutenção dos resultados. Mas uma manutenção é necessária ao longo do tempo e a retirada dos alérgenos do convívio com o paciente também.

Os cientistas identificaram uma redução efetiva da Interleucina-12 nos pacientes que receberam tal tratamento e um aumento significativo de Interferon-gama, ambos componentes importantes na resposta imunológica e inflamatória do organismo. Chegando a 83% de efetividade do tratamento no grupo que recebeu apenas a hemoterapia para rinite alérgica.

Podemos, portanto, contar tanto na medicina humana quanto na veterinária com essa técnica fácil e promissora para tratarmos inúmeros problemas crônicos, fazendo com que haja uma redução de doses e medicações utilizadas prolongadamente, assim como uma grande melhoria da qualidade de vida daqueles que já não encontram fontes de tratamento adequadas na alopatia atual.

 

Referências:

Escodro PB. et al. Autohemotherapy at acupuncture points post orchiectomy surgery in cart horses- Eight cases. report. Vet. e Zootec. 2012 dez.; 19(4): 502-506.

Scognamillo-Szabó, MVR,I  Bechara, G. H. II. Acupuntura: histórico, bases teóricas e sua aplicação em Medicina VeterináriaCiência Rural, Santa Maria, v.40, n.2, p.491-500, fev, 2010.

Chao Liang, Tao Jiang. Acupoint autohemotherapy for allergic rhinitis and its effect on serum IL-12 and IFN-gamma.

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *